sábado, 2 de outubro de 2010

Investigadores portugueses concebem automóvel híbrido

Automóvel com sistema de propulsão híbrido eléctrico

Dois alunos de mestrado em Engenharia Automóvel ministrado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra estão a desenvolver um importante estudo para a concepção de um automóvel com sistema de propulsão híbrido eléctrico.


O projecto, coordenado pelo investigador Pedro Carvalheira, tem como objectivo criar um veículo utilitário citadino para dois passageiros.

Rui Câmara centrou-se no estudo aerodinâmico da carroçaria e Vasco Carreira desenhou o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado. Terminada esta fase, é agora a vez de se pensar na concepção da estrutura do veículo, do sistema de direcção, de travagem, de suspensão e no sistema de propulsão, tudo de uma forma integrada.

Paralelamente a estes trabalhos, irão efectuar-se estudos de mercado e de viabilidade económica para a produção do veículo automóvel.

Elaborado com a colaboração da Universidade de Michigan, EUA, que tem uma grande tradição na indústria automóvel, o Mestrado em Engenharia Automóvel da FCTUC arrancou no ano lectivo 2008/2009 begin_of_the_skype_highlighting 2008/2009 end_of_the_skype_highlighting.

É frequentado, na sua maioria, por “alunos que já desenvolvem a sua actividade profissional na área automóvel, o que demonstra a necessidade de formar profissionais altamente especializados”, afirma o coordenador do curso, Pedro Carvalheira.

O Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC tem um grupo único no país para dar apoio à indústria automóvel, colaborando com empresas como a Autoeuropa, Daimler-Chrysler (Mercedes-Benz), Nissan, Volvo e General Motors, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário