domingo, 19 de setembro de 2010

Como encontrar imagens livres de direitos autorais na rede?


Sabe quando voce está fazendo um trabalho escolar, ou uma apresentação para mostrar no escritório, e falta uma imagem para ilustrar melhor o que voce está dizendo? O STT (ShaldThan Técnologia) pesquisou uma boa solução para o seu problema: os bancos de imagem digitais.

Que tipo de fotos você gosta? Retratos da natureza? Da imensidão das grandes cidades? Ou de crianças fofinhas? Bom, reunimos algumas dicas de sites com acervos enormes de imagens para você baixar em alta qualidade. São ótimas alternativas para quem possui um blog ou até mesmo precisa de fotos para ilustrar alguma tarefa da escola ou apresentação no trabalho. Ah, e o melhor: é tudo de graça. 

O primeiro é o invocad Stock Exchange. Lá você encontra uma galeria com quase 400 mil fotos gratuitas, prontinhas para download. Após fazer o cadastro, é possível ter acesso a todo o conteúdo. O site funciona como uma rede social, dá para ter acesso ao perfil dos usuários que já cadastraram alguma foto. Você faz a busca pelo tipo de imagem ou então pode escolher por categorias pré-determinadas. Dá até para guardar as fotos preferidas no seu perfil. Basta clicar em “Add to Lightbox” e tudo vai ficar guardadinho na sua conta. Se quiser publicar suas próprias fotos, é só fazer o Upload do arquivo. Simples, não é?

O Stock Vault também compartilha fotos gratuitamente. Reúne mais de 27 mil pessoas do mundo inteiro. Você encontra imagens de objetos eletrônicos, de paisagens, de alimentos e por aí vai. O acervo do portal conta com cerca de 20 mil fotos. As categorias ficam no menu à esquerda do site, e também dá para ver quais são as imagens mais baixadas. Só fique ligado porque algumas fotos não são de graça. Mas se vc quiser algumas delas mesmo assim dá para pagar com cartão de crédito internacional.

E a última dica é esse outro site, o Every Stock Photo. Ele funciona de uma forma diferente dos outros dois que mostramos. O portal trabalha como um buscador de fotos gratuitas. Ou seja, ele consulta diversos bancos de imagens e oferece uma série de resultados. Nesse caso você pode procurar por vários assuntos, como Rio de Janeiro, esportes, cidades, pessoas, enfim, o que você precisar. E também é o caso de prestar atenção, nem todos os sites indicados cedem imagens de graça.

0 comentários:

Postar um comentário