quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Office 2010: como usar textos de exemplo no Word

Texto aleatório do WordO Word 2010 apresenta algumas novidades em relação aos seus predecessores, porém, ainda mantém várias ferramentas úteis que deram certo ao longo dos vários anos em que o aplicativo existe.
Entre as melhorias mantidas é possível citar os textos de exemplo, recursos muito úteis para quem quer elaborar modelos de formatação e para isso precisa que alguma coisa esteja escrita em um arquivo.
Usar os textos prontos é extremamente simples e você pode definir inclusive quantos parágrafos deve haver no texto e também quantas frases você quer em cada parágrafo. Então abra o Word 2010 e prepare-se para aprender a usar os textos de exemplo da nova versão do editor de textos da Microsoft.
Faça você mesmo
Para usar os textos de exemplo é preciso apenas inserir alguns códigos no corpo do arquivo e pressionar Enter. Para criar um texto aleatório com cinco parágrafos e três frases em cada um deles, digite:
=rand(5,3)
O resultado deve ser algo semelhante ao da imagem abaixo. Note que o texto exibido foi uma espécie de dicas sobre o Word. Agora você pode definir os estilos que desejar, realizar testes e encontrar um modelo de formatação ideal.
Outra opção é usar o texto aleatório antigo, que na verdade é apenas a exibição de todas as letras do alfabeto em ordem. O código é bastante semelhante ao anterior, com apenas uma alteração:
=rand.old(5,3)
Você obtém como resposta um texto mais ou menos assim:
Alfabeto
Por fim, a última opção é utilizar o tradicional texto de teste Lorem Ipsum. Este texto está escrito em latim e é um padrão usado por designers e diagramadores para testar a diagramação e a tipografia de páginas. Então execute no Word o seguinte comando:
=lorem(5,3)
O resultado deve ser alto semelhante com a imagem abaixo:
Lorem Ipsum
Lembre-se de que é possível alterar os valores dos códigos para melhor testar os modelos de formatação criados por você.

1 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog tem grandes dicas , parabens!!

Postar um comentário